fbpx
19 3826.3506
Fernando de Oliveira é o campeão da Seletiva Brasil Mondial Du Pain Puratos
 Padeiro ganha o título de melhor do Brasil e representará a panificação brasileira no mundial da França

A preservação da natureza, não é exatamente o “cenário” que um padeiro está acostumado a utilizar como pano de fundo para preparar pães. Mas foi exatamente assim, que o vinhedense Fernando de Oliveira, diretor da Escola do Padeiro e Confeiteiro, localizada em Vinhedo, São Paulo, levou o grande prêmio da “Seletiva Brasil Mondial Du Pain” – maior campeonato brasileiro de panificação, promovido pela Puratos, fabricante Belga de produtos para panificação, confeitaria e chocolates.

Ele bateu outros onze competidores – todos com a missão de apresentar 8 tipos de pães diferentes e fazer uma escultura de pão. O padeiro , além do título, levou a vaga de representante do Brasil no Mundial de Panificação em 2019, na França, e receberá um intenso treinamento de 12 semanas oferecido pela Puratos. Quem vai coordenar as atividades será o embaixador de fermentação natural da empresa no país, Johannes Roos, técnico da Seleção Brasileira de Panificação e um dos representantes da Ambassadors Du Pain, organizadora do mundial.

Inspirado na natureza, durante a degustação dos seus pães, o padeiro proporcionou aos jurados a oportunidade de conhecer um pouco da fauna e da flora brasileira. “Usei ingredientes e elementos que pudessem contextualizar o tema que escolhi. Fiz um brioche de maçã com canela, com o formato da fruta, no brioche de café usei flores para decorar, apresentei um pão roxo feito com batata doce roxa e um pão de arroz negro. Todos os pães que entreguei traziam um detalhe da natureza e fazia referencia ao conceito da escultura que é o índio guerreiro, o maior protetor da natureza. O rosto do índio foi esculpido a mão por Fernando que confeccionou também todos os moldes utilizados para montar a peça ”. Além do primeiro lugar geral da competição ele também conquistou o prêmio de melhor Baguete francesa. Antes da competição Fernando fez uma série de testes e treinamentos e comentou após o resultado. ”Me preparei muito e estou muito feliz pela conquista e pela união de toda a comunidade de padeiros e confeiteiros num evento tão importante como esse”, comemorou.

O segundo lugar da competição ficou com a padeira mineira Jessica Batista, do Senac de Minas Gerais, e a terceira posição foi ocupada pelo Pernambucano, Gilberto Santos. Ambos procuram homenagear seus estados na produção dos pães e da escultura usando ingredientes típicos de cada local.

Sobre a Escola do Padeiro e Confeiteiro

Os cursos práticos oferecidos na escola são voltados para os profissionais da área de panificação, confeitaria e chocolateria e são ministrados pelo chef Fernando de Oliveira ou professores contratados pela escola. O principal objetivo é capacitar os profissionais que estão atuando  no mercado ou ainda aqueles que desejam obter uma nova profissão e desta forma suprir a carência que existe no setor.

 

 

 

Av. Benedito Storani, 822 - Piso Superior
13284-002 Aquário Vinhedo/SP
19 3826.3506
e-mail: chef@fernandodeoliveira.com.br